Como fazer legumes cozidos a vapor
Contenidos
Mencione “legumes cozidos a vapor” e a primeira coisa que vem à mente de muitas pessoas é um alimento de dieta leve e enfadonho. Eu não poderia discordar mais. Simples, sim. Mas entediante? Definitivamente, não. Cozinhar ao vapor, um dos métodos de cozimento mais rápidos, é uma excelente maneira de revelar o sabor puro de praticamente qualquer vegetal. Cozidos corretamente, vegetais cozidos a vapor podem ficar de pé sozinhos, mas para realmente fazê-los cantar, eu gosto de chuviscar em um molho rápido e complementar.
Como você verá nos molhos apresentados abaixo, eu confio em especiarias e ingredientes ácidos como suco de limão e vinagre para dar brilho e muitas vezes adiciono ingredientes ricos como creme, queijo, bacon e óleos saborosos para dar aos legumes um sabor mais cheio. Os molhos podem ser feitos com mais ou menos uma hora de antecedência, e reaquecidos se necessário antes de chuviscar nos vegetais cozidos a vapor – com resultados que são tudo menos suave. Aqui estão algumas dicas para ter em mente à medida que você vaporiza:
Sal cedo. Polvilhar sal kosher sobre os vegetais logo após eles entrarem no vapor, inicia o processo de liberação do sabor. Você pode salgar mais tarde também, mas adicionar um pouco de sal mais cedo é uma boa prática.
Ervas para legumes cozidos a vapor
Usando este método, você rapidamente agita os legumes para desenvolver alguma cor, e depois os vaporiza até que fiquem tenros. A fritura a vapor utiliza menos óleo do que uma fritura normal, mas os legumes ainda cozinham rapidamente.
O equipamento mais importante para a fritura a vapor é uma frigideira média a grande. As frigideiras antiaderentes, de aço inoxidável ou de ferro fundido são todas boas, portanto use o que você tem e se sinta confortável com isso. Você também vai precisar de uma tampa para sua frigideira.
O método de fritar a vapor é bastante simples: Aqueça um pouco de óleo em uma panela, adicione os vegetais e uma pitada de sal, depois frite apenas o tempo suficiente para obter um pouco de cor nos legumes. Depois disso, adicione um pouco de líquido à frigideira e cubra rapidamente com uma tampa para reter o vapor no interior.
Para o líquido, você pode usar água, caldo, suco, vinho, cerveja… a maior parte do líquido serve, realmente!.Você quer apenas líquido suficiente para vaporizar os legumes, e não para os refogar. Isto significa cerca de duas colheres de sopa de líquido para quatro porções (cerca de 1 quilo de vegetais) ou, 3 ou 4 colheres de sopa para seis porções (cerca de 1 quilo e meio de vegetais).
Molhos saudáveis para legumes cozidos a vapor
Embora o arroz simples seja um clássico, também pode ser divertido mudar o sabor do arroz cozido com temperos e suplementos diferentes, então eu queria compartilhar 10 maneiras de animar o arroz simples cozido, bem como maneiras de usar o arroz restante, para que você não o desperdice.
Antes de chegar às opções de sabor, porém, é importante falar de preparação. Como o arroz é um alimento básico, é importante que ele seja preparado adequadamente (afinal, a menos que você esteja comendo arroz pegajoso, você não quer que ele seja todo gomoso e grudado junto).
Enquanto os tempos de cozimento do arroz branco, marrom e selvagem são todos diferentes (siga as instruções da embalagem para os tempos de cozimento e instruções especiais), os princípios básicos permanecem os mesmos, não importa que tipo de arroz você esteja fazendo.
Nota: As instruções abaixo são para o cozimento do arroz no fogão. Se você optar por usar uma panela de arroz ou panela de pressão, certifique-se de ler o manual de seu aparelho para ter certeza de obter as proporções e tempos de cozimento corretos para sua ferramenta específica.
Enquanto isso funciona bem para os três tipos de arroz, para o arroz integral prefiro um método que aprendi anos atrás com Saveur. Depois de algumas brincadeiras, descobri uma maneira ainda mais rápida e simples de obter os mesmos resultados:
Que molho combina com legumes cozidos a vapor?
Os legumes muitas vezes têm uma má reputação, mas a verdade é que eles podem ser bastante deliciosos e podem fazer uma refeição incrível. O segredo para que seus vegetais tenham melhor sabor é aprender a prepará-los adequadamente, e isso vale para tudo, desde selecionar os pedaços certos de produtos na loja até cozinhá-los ou colocá-los juntos na cozinha. E não pense nisso como uma tarefa assustadora – geralmente é tão simples quanto fazer algumas pequenas mudanças no que você já está fazendo. Por exemplo, cozer e ferver legumes a vapor pode ser uma opção fácil, mas estes métodos de cozimento podem muitas vezes deixar os produtos frescos sem sabor, pastosos e entediantes. Experimentar um novo método de preparo e adicionar uma variedade de temperos diferentes pode fazer um mundo de diferença para qualquer tipo de vegetal, quer seja algo que tenha sabor como um vegetal de raiz ou algo mais leve. Você quer que seus produtos sejam saborosos, saborosos e crocantes o tempo todo, sejam eles a entrada principal ou apenas um prato secundário. As seguintes dicas farão você olhar para os vegetais de uma maneira completamente diferente – e eles podem até fazer com que seus filhos façam o mesmo.