Que molho combina com legumes cozidos a vapor?
Contenidos
Cada método de cozimento direciona o calor para os alimentos de uma maneira particular. A caça furtiva utiliza uma abundância de líquido fervente, enquanto a torrefação utiliza o ar quente e o calor radiante de um forno ou lareira. A cozedura a vapor cozinha alimentos com vapor quente; o alimento não tem contato com o líquido fervente no fundo da panela do vaporizador. O líquido, geralmente água, mas ocasionalmente vinho ou caldo de vegetais, é levado a uma fervura rápida. O alimento é então suspenso acima do líquido, que é mantido em fogo brando, e a panela é coberta.
O vapor é especialmente útil para cozinhar legumes porque os nutrientes dos vegetais não são lixiviados para o líquido ao redor, o que pode acontecer quando os vegetais são fervidos ou escalfados. E por ser tão suave, o vapor protege vegetais frágeis, tais como pequenas batatas novas, que de outra forma poderiam ser danificadas pelo movimento da água. Pela mesma razão, a vaporização também é um excelente método para cozinhar peixe e crustáceos; não fará com que estes alimentos frágeis se partam.
Uma técnica onde pouco pode dar errado. A única coisa que você tem que estar atento quando vaporizar é que o líquido no fundo do vaporizador não evapora completamente e queima o fundo da panela. Na maioria dos casos, você pode evitar isto simplesmente usando muito líquido.
Melhor receita de legumes cozidos a vapor
O repolho é um vegetal gentil no coração. Suas pétalas são apertadas, curiosas e crocantes, e seu sabor é suave, mas doce. No entanto, a maioria das receitas adota uma abordagem agressiva para coaxar o vegetal de folhas de seu profundo sono de inverno, optando por queimar, queimar e queimar para atingir um estado de caramelização. Mas a abordagem mais delicada da couve vaporizada (seja ela napa, savoy ou verde clássico) tem muitas vantagens que muitas vezes são ofuscadas por essas outras técnicas de cozimento.
Primeiro, a cozedura a vapor não requer gordura no processo de cozimento, e isso compensa em pás. Como a cozedura ao vapor é uma forma gradual de cozinhar, ela rende um sabor mais cabbage-y sem ser dominada pelo char. O repolho ao vapor preserva sua cor, textura e nutrientes, e apresenta um sabor natural semelhante a um confit ou a um churrasco lento. O sabor do repolho, quando cozido a vapor, é doce – criando um pano de fundo perfeito para sabores como manteiga de nozes marrom, amêndoas fritas e vinagre de xerez.
O vapor é uma técnica realmente fácil de dominar que aprendi enquanto trabalhava em cozinhas de restaurantes. É um processo simples no qual um vegetal fica acima da água fervente e é cozido pelo vapor de água quente. Em casa, eu uso uma cesta de vapor metálica perfurada e ajustável que pode ser colocada em quase todas as minhas panelas e forno holandês.
Como temperar legumes cozidos a vapor
Originária das culturas orientais, a cozinha a vapor é cada vez mais apreciada em toda a Europa, especialmente na Itália. Este método de cozimento permite preparar pratos saborosos com um conteúdo calórico reduzido, evitando o uso de óleos e gorduras. E qual é o resultado? Boa saúde, sabor e uma variedade de receitas!
O método de cozimento a vapor não requer cozimento com óleo, portanto evita a produção de gorduras indesejadas. Os pratos resultantes são muito leves, mais saudáveis e suaves no paladar. Ao cozinhar peixe e frango, o vapor dissolve a gordura, tornando os alimentos mais baixos em calorias e mais facilmente digeríveis.
Quando se pensa em cozinhar a vapor, geralmente se imagina o clássico vaporizador de camadas. Mas o cozimento a vapor também pode ser feito em fornos especiais. Um forno a vapor pode realçar totalmente os sabores. Além de ter todas as funções de um forno tradicional, ele permite cozinhar quase tudo, do pão à carne, proporcionando uma combinação típica de sabor e crocância.
Vegetais picantes cozidos a vapor
Você sabia que a cocção a vapor é um dos métodos mais saudáveis de preparar seus alimentos? Pode ser apenas um pouco de calor e água, mas quando a poderosa combinação é introduzida em seu alimento, ele melhora o sabor, sela em nutrientes e a lista continua. Como esta forma de cozinhar é tão importante, muitos fornos agora vêm equipados com um recurso de vapor, tornando esta forma saudável de comer muito conveniente.
Como mencionamos, o cozimento a vapor é uma maneira extremamente saudável de comer. Seus vegetais, quando cozidos a vapor, permanecem o mais próximo possível de seu estado natural, enquanto retêm todas as vitaminas e minerais naturais que são muitas vezes perdidos durante os métodos convencionais de cozimento.
E não apenas os vegetais se beneficiam deste estilo, mas as carnes, especialmente, são melhores quando submetidas ao processo de cozimento a vapor. O vapor trabalha para remover qualquer gordura da carne para que ela possa ser facilmente removida, enquanto outras formas de cozimento, como assar ou grelhar, cozinham a carne de modo que ela absorva a gordura.
garante que seus vegetais permaneçam frescos e suculentos, sem nunca comprometer o sabor. E assim como a umidade do vapor realça o sabor, ela também realça a cor. Você não notou como seus vegetais ficam vibrantes depois de cozidos a vapor por um tempo? De acordo com especialistas em nutrição, incluir uma ampla gama de vegetais coloridos em sua dieta é importante porque certas cores correspondem a nutrientes essenciais. Faça seus legumes parecerem ainda mais apetitosos com o poder do cozimento a vapor.